O FOLCLORE BRASILEIRO
Justificativa:
O folclore é de valor integral na cultura. Merece ser estudado e aproveitado sobre todos os aspectos, intelectuais, artísticos, educacionais, técnicos e recreativos, e para fazer parte dessa rica cultura, os alunos da 1ª série , também irão pesquisar através de um gostoso bate papo com os mais velhos para integrar-se aos valores culturais.
Objetivos:
- Conceituar a palavra folclore.
- Descobrir as principais manifestações folclóricas do nosso país.
- Resgatar a sabedoria dos mais velhos através de pesquisas.
- Valorizar a cultura popular.
- Conhecer o significado e a ortografia das palavras.
Tempo de Duração.
04 (horas) aulas.
COMO FAZER:
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS:
TROVAS: São quadrinhos populares ricas de conteúdos, de fácil memorização.
Laranjeira pequenina
Carregadinha de flor
Eu também sou pequenina
Carregadinha de amor
Sou pequenina
Da perna grossa
Vestido curto
Papai não gosta
PROVÉRBIOS: São frases que o povo fala e que servem como um bons conselhos.
- Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.
- Uma andorinha só não faz verão.
- Quem planta colhe.
- Cada – macaco no seu galho.
TRAVA – LÍNGUA: É uma frase folclórica que oferece dificuldades de pronuncia, principalmente quando é falada depressa.
O SAPO NO SACO
Olha o sapo dentro do saco,
O saco com o sapo dentro,
O sapo batendo papo
E o papo soltando vento.
O RATO E A ROSA RITA
O rato roeu a roupa do rei de Roma
O rato roeu a roupa do rei da Rússia,
O rato roeu o rabo do Rodovalho....
O rato a roer roia.
E a Rosa Rita Ramalho
Do rato a roer se ria!
MÚSICA: Atirei o Pau no Gato.
Atirei o pau no gato – to - to
Mas o gato – to - to
Não morreu – reu – reu
Dona chica – ca - ca
Admirou – se – se
Do berro, do berro
Que o gato deu
Miauuu!!!
CULMINÂNCIA:
- Fazer a apresentação cultural.
- Dança e interpretação da música.
- Desafio dos trava – língua (quem conseguir repetir mais rápido sem errar ganha um pirulito).
Autoria: Profª Rosicler
simplementeportugues
Língua Portuguesa de maneira simples e descomplicada.