sábado, 26 de setembro de 2009

PROJETO LEITURA EM FAMILIA

RAELIZAÇÃO: PROFª DINAMIZADORA

LINDALVA MARIA DA SILVA RODRIGUES

SÉRIE: DO 1º AO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

PROJETO LEITURA EM FAMILIA

APRESENTAÇÃO


O objetivo principal desse projeto,é o de fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade

. O incentivo da família deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro.
Além de traduzir-se em

um elemento facilitador do processo de inter-relação, de sociabilização (a roda, ouvir a história, comentar a história, recontar a história etc.),

por intermédio do qual se aprende (e apreende-se) o senso de coletividade, a ouvir o outro, a falar, a expressar-se.

Trabalhar com Literatura é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente

não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma.


JUSTIFICATIVA

Levar o livro até a família e desenvolver o interesse das crianças pela leitura. Pensando nisso, reso

lvi trabalhar com eles um projetinho chamado LEITURA EM FAMILIA , o diferencial deste projeto, esta em levar para a casa do aluno, um material adequado á

sua leitura, com isto fazer com que os pais também se envolvam com a atividade, este projeto visa proporcionar momentos agradáveis a toda a família

, e espero motivar a leitura em família


OBJ
ETIVO


Oferecer ao
aluno uma bela sacola enfeitada para levar para casa, onde a criança deverá juntamente

com a sua família escolher uma historia. A atividade dessa área tem com objetivo levar a criança a interpretar o que ouve, responder de mane

ira lógica ao que lhe é perguntado e desenvolver o pensamento lógico e sua expressão. Além disso,

a linguagem oral permite ás crianças ampliar seu vocabulário e seus conhecimentos sobre os diversos assuntos abordados,bem como estim

ular sua participação verbal no grupo e desenvolver a capacidade critica , contribuindo para o bom ê

xito da aprendizagem.


METODOLOGIA


Uma sacola contendo os seguintes itens:

· 1 livro de historia infantil ( contos de fada )

· 1 caderno ( registro da atividade )

· Esta sacola será entregue ao aluno sempre obedecendo à ordem alfabética, sendo distribuído da seguinte forma: a cada dia, eles terão que ler e registrar no caderno como foi feita a leitura na sua casa.

Vale lembrar que ao trazer a sacola esta tem que estar bem cuidada;

· Para controle dessa atividade, haverá um painel com o nome dos alunos na sala de aula que a professora irá fazer o controle.

CRONOGRAMA

· Será distribuído duas sacolas para cada sala de aula ;

· Será trabalhado com os alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental ;

· O professor deverá fazer a distribuição e o controle das sacolas na sala de aula ;

MATERIAL

5m de tecido algodão cru ( lonil)

Valor R$ 44,00

Livros da biblioteca

EVA para decorar as sacolas

Cola quente

AVALIAÇÃO

A avaliação é feita através de um processo contínuo e oportunamente retomado para diagnosticar avanços e sanar as possíveis dificuldades, levando em consideração tudo aquilo que o participante efetivamente realizar. Além da interiorização de conceitos básicos, deverá ser introduzida auto– avaliação


São observados a evolução das leituras pretendidas no geral com o objetivo de reformular algumas etapas das competências leitoras almejadas no desenvolver do projeto.


AUTORRA: PROFª LINDALVA RODRIGUES