fonte:http://pedagogiccos.blogspot.com/2009/03/dia-do-circo.html
PROJETO DE APRENDIZAGEM
O CIRCO
Área do Conhecimento: Língua Oral e Escrita
Duração: Março a Junho
OBJETIVO GERAL
Que as crianças interajam e expressem desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências e familiarizando-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária.
OBJETIVO DO PROJETO
Possibilitar o trabalho de desenvolvimento da Língua Oral e Escrita com noções presentes no cotidiano das crianças, bem como levá-las a descobrir suas próprias estratégias desenvolvendo sua auto-confiança ao lidar com conceitos matemáticos.
JUSTIFICATIVA
A Educação Infantil, ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências lingüísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.
Resolvemos aliar o desenvolvimento dessas competências ao projeto sobre o circo para que as crianças resgatem um pouco da história desse mundo tão mágico de forma que aprendam através da ludicidade gerando prazer pelas novas conquistas adquiridas.
OBJETIVO CONCEITUAL
* Conhecer a história do circo;
* Conhecer o circo e suas atribuições;
*
Identificar personagens do circo e suas atrações;
*
Conhecer a função de cada personagem do circo;
*
Analisar os animais que trabalham no circo, o que comem, como vivem, como aprendem, etc;
*
Conhecer a linguagem usada no circo;
*
Analisar as técnicas aéreas usadas no circo;
*
Saber como vivem as crianças que moram no circo;
*
Analisar as cenas de circo.
OBJETIVO PROCEDIMENTAL
* Representar papéis referentes aos personagens do circo;
* Dramatizar movimentos dos personagens do circo;
* Imitar animais circenses;
* Realizar exercícios do módulo sobre o circo;
* Resolver situações matemáticas envolvendo os personagens do circo;
* Participar de brincadeiras relativas ao circo;
* Cantar músicas de circo;
* Participar de trabalhos de movimento corporal, imitando personagens circenses;
* Fazer desenhos que representem o circo;
* Analisar e apreciar cenas de circo;
* Confeccionar um livro coletivo sobre o projeto;
* Realizar leituras e pesquisas sobre o tema em questão.
OBJETIVO ATITUDINAL
* Valorizar o circo como uma grande expressão cultural;
* Respeitar o trabalho dos personagens do circo;
* Respeitar os animais que fazem parte do circo;
* Saber trabalhar em grupo;
* Saber ouvir e esperar a sua vez para falar;
* Respeitar a construção e hipóteses do outro;
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
* Apresentação do projeto;
* Checar conhecimento prévio/ avaliação diagnóstica;
* Relatar experiências que vivenciaram no circo;
* Leitura da história "Um dia no circo";
* Criar desenhos para o livro coletivo;
* Listar os personagens que podemos encontrar no circo;
* Criar ingresso para o circo apreciando o dos colegas
* Resolver problemas envolvendo o malabarista e seus malabares,
* Acompanhar com o dedinho o texto "O Elefante" e "O Leão de Circo", analisando porque o homem tira os animais do seu habitat para trabalhar no circo;
*
Assistir ao filme "Dumbo";
* Participar de brincadeiras de palhaço e realizar tarefas das páginas 84 a 87 sobre o mesmo;
* Oficina de sucata: Confecção de um palhacinho;
*
Jogo da memória com figuras circenses;
* Desenhar e apreciar cenas de circo.
CULMINÂNCIA
Apresentação realizada para a comunidade escolar.
sábado, 13 de março de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)