RAELIZAÇÃO: PROFª DINAMIZADORA
LINDALVA MARIA DA SILVA RODRIGUES
SÉRIE: DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO LEITURA EM FAMILIA
APRESENTAÇÃO
O objetivo principal desse projeto,é o de fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade
. O incentivo da família deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro.
Além de traduzir-se em
um elemento facilitador do processo de inter-relação, de sociabilização (a roda, ouvir a história, comentar a história, recontar a história etc.),
por intermédio do qual se aprende (e apreende-se) o senso de coletividade, a ouvir o outro, a falar, a expressar-se.
Trabalhar com Literatura é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente
não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma.
JUSTIFICATIVA
Levar o livro até a família e desenvolver o interesse das crianças pela leitura. Pensando nisso, reso
lvi trabalhar com eles um projetinho chamado LEITURA EM FAMILIA , o diferencial deste projeto, esta em levar para a casa do aluno, um material adequado á
sua leitura, com isto fazer com que os pais também se envolvam com a atividade, este projeto visa proporcionar momentos agradáveis a toda a família
, e espero motivar a leitura em família
OBJETIVO
Oferecer ao aluno uma bela sacola enfeitada para levar para casa, onde a criança deverá juntamente
com a sua família escolher uma historia. A atividade dessa área tem com objetivo levar a criança a interpretar o que ouve, responder de mane
ira lógica ao que lhe é perguntado e desenvolver o pensamento lógico e sua expressão. Além disso,
a linguagem oral permite ás crianças ampliar seu vocabulário e seus conhecimentos sobre os diversos assuntos abordados,bem como estim
ular sua participação verbal no grupo e desenvolver a capacidade critica , contribuindo para o bom ê
xito da aprendizagem.
METODOLOGIA
Uma sacola contendo os seguintes itens:
· 1 livro de historia infantil ( contos de fada )
· 1 caderno ( registro da atividade )
· Esta sacola será entregue ao aluno sempre obedecendo à ordem alfabética, sendo distribuído da seguinte forma: a cada dia, eles terão que ler e registrar no caderno como foi feita a leitura na sua casa.
Vale lembrar que ao trazer a sacola esta tem que estar bem cuidada;
· Para controle dessa atividade, haverá um painel com o nome dos alunos na sala de aula que a professora irá fazer o controle.
CRONOGRAMA
· Será distribuído duas sacolas para cada sala de aula ;
· Será trabalhado com os alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental ;
· O professor deverá fazer a distribuição e o controle das sacolas na sala de aula ;
MATERIAL
5m de tecido algodão cru ( lonil)
Valor R$ 44,00
Livros da biblioteca
EVA para decorar as sacolas
Cola quente
AVALIAÇÃO
A avaliação é feita através de um processo contínuo e oportunamente retomado para diagnosticar avanços e sanar as possíveis dificuldades, levando em consideração tudo aquilo que o participante efetivamente realizar. Além da interiorização de conceitos básicos, deverá ser introduzida auto– avaliação
São observados a evolução das leituras pretendidas no geral com o objetivo de reformular algumas etapas das competências leitoras almejadas no desenvolver do projeto.
AUTORRA: PROFª LINDALVA RODRIGUES
0 comentários:
Postar um comentário